terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cibercultura a nova relação com o saber

Segundo Pierre Levy, "devemos construir novos modelos do espaço do conhecimento. No lugar de representações em escalas lineares e paralelas, em pirâmides estruturadas em "níveis organizadas pela noção de pré-requisito e convergindo para "saberes superiores" a partir de agora devemos preferir a imagem de espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, em fluxos, não lineares se organizando de acordo com objetivos ou contextos, nos quais cada um ocupa uma posição singular e objetiva." A afirmação do teórico nos convida a pensarmos e a desconstruirmos certas noções arraigadas na nossa mentalidade; a do conhecimento como algo estático, imutável e soberano. Nesse novo contexto, ainda segundo Levy, o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento e é incentivado a torna-se um animador da inteligência coletiva do seu grupo. Os saberes não estão somente dentro da academia ou expostos em livros nas prateleiras da biblioteca, os saberes se encontram também acessíveis em base de dados on-line, ali em frente a tela do computador se construindo e se renovando a cada dia. São alimentados em tempo real pelos fenômenos decorrentes no mundo. Se antes tinhamos verdades inquestionáveis, agora temos a potência da mutação e da bifurcação. Como diz Levy, " o saber, destotalizado, flutua".

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